Continuando com o tema sustentabilidade e impactos positivos, não é de hoje que a Fazenda Retiro Santo Antônio, origem dos produtos Kaynã, adota ações que colaboram com a conservação e a preservação da biodiversidade local, respeitando os recursos naturais em todo o processo produtivo. Desde 2004 vem realizando ações no sentido de recuperar e implantar áreas de proteção permanente em toda a propriedade.
A Fazenda Retiro Santo Antônio possui oito nascentes, um córrego que atravessa a propriedade por 1100 metros e um pequeno afluente, constituindo nove áreas de preservação permanente. As áreas de proteção, com mata nativa, hoje são maiores que a área de produção de café, com mais de 35 hectares de área protegida.
Nessas áreas foi priorizado o plantio de espécies vegetais que atraem a fauna silvestre e servem de alimento e abrigo para a mesma, além das espécies zoocóricas, que são dispersas pela fauna, principalmente pelas aves.
Na condução das áreas foram formados corredores ecológicos dentro da propriedade, conectando as áreas de preservação permanente, o que facilita a locomoção da fauna local. E a biodiversidade agradece!
Na fazenda existe o hábito de inventariar as espécies avistadas e, com isso, moradores e colaboradores já listaram várias espécies, algumas mais comuns e outras menos frequentes, entre elas: cachorro do mato, lebre, esquilo, gambá, mico da cara branca, onça preta, onça parda, preá, quati, tatu, veado campeiro, sagui, tamanduá mirim e o “elegante” lobo guará.
A diversidade de aves avistadas na fazenda também é muito grande e, com certeza, os fatores que contribuem para isso são a grande quantidade de árvores frutíferas, a diversidade de cultivos (café, milho, feijão), o coquetel de leguminosas plantado para reforma de talhões de café e a existência de diversas áreas de preservação.
Essas áreas de proteção servem também de moradia para as colmeias de abelhas responsáveis pela produção do Mel Silvestre da Fazenda Retiro Santo Antônio.
Além das áreas já existentes, foram plantadas mais de 9.000 mudas de árvores nativas, o que contribui para a retirada de gás carbônico da atmosfera, além de deixar a paisagem mais agradável.
Em monitoramentos de parâmetros de água do córrego que passa pela fazenda, já foi constatada diferença de temperatura da água no percurso, com diminuição de 23,4ºC (entrada) para 20,9ºC (saída), provavelmente devido ao sombreamento e proteção proporcionados pela mata ciliar do local.
Biodiversidade e Kaynã, compromisso que deu certo!
No Comments
Ética e responsabilidade social e ambiental . Exemplo a ser seguido!
Parabéns
Muito obrigado pela torcida de sempre Can, em breve teremos mais novidades com a Toca do Kaynã, um novo espaço para experiências sensoriais e gastronômicas, esperamos vocês para colocar o papo em dia, grande abraço Jefferson.
Comments are closed.