Contorno das montanhas feito através de uma foto tirada de uma das lavouras de café. Esta imagem forma também o logotipo da Fazenda Retiro Santo Antônio, onde são produzidos os produtos Kaynã.
Araucária, árvore símbolo da nossa região e que encontra-se ameaçada de extinção. Esta especificamente, representa a araucária de 26 m de altura que tínhamos em frente à sede da Fazenda até 2021, quando ela precisou ser derrubada após ter morrido de causas naturais, possivelmente algum raio.
Área que representa a cobertura verde que mantemos por toda a fazenda, inclusive nas lavouras de café, pintada pela Clara, filha do produtor Jefferson, em 2020 quando tinha 8 anos. As raízes da araucária foram desenhadas pelo próprio Jefferson, para simbolizar as raízes que sua família possuem com a fazenda e com a produção sustentável (veja também a historinha da família do Jefferson na Linha do Tempo).
Capelinha de Santo Antônio de 1950, um dos muitos pontos turísticos da Fazenda, desenhada pelo Mateus em 2020, quando tinha 12 anos. Representa a grande relação que a fazenda possui com todos os que moram aqui e com a comunidade ao redor.
Passarinho que representa a biodiversidade que tanto procuramos enriquecer através das ações sustentáveis que praticamos no dia a dia. Este desenho foi extraído de um lindo quadro que estava no quarto de uma pousada na comunidade Matutu, onde o Jefferson e a Marianna passaram a sua lua de mel em 2006.
Borboleta que também representa a metamorfose, ensinamento da mãe natureza que nos mostra como é preciso ter paciência para evoluirmos, nos mostrando, por exemplo, que o pequeno pode tornar-se grande como acontece com a semente ao formar uma linda árvore. Este desenho foi extraído de um quadro que Jefferson e Marianna compraram de um artista em Visconde de Mauá em 2005.
Estas duas corujas representam a busca pelo saber, pois isto é o que nos motiva todos os dias aqui na Fazenda, pois tudo está em constante transformação. A coruja é também o símbolo do Kaynã, cujo significado é Morador da Floresta em Tupi Guarani. Estas duas são da coleção da Marianna, esposa do Jefferson, apaixonada por corujas desde criança.
Este é o nosso moinho de pedra de 1955, onde é produzido o nosso tão especial fubá Kaynã.
Pés de café desenhados pelo Mateus, filho do produtor Jefferson, quando tinha 4 anos. Representa o nosso tão especial Café Kaynã.
Abelhinha que representa a produção do Mel Kaynã, desenhada também pela Clara, só que quando era bem mais nova.
Rod. SP-346 · Km 209
Sto. Antônio do Jardim · SP · Brasil
Cx Postal 41 – CEP 13995·000