A Fazenda Retiro Santo Antônio foi selecionada em 2014 como uma das 10 pequenas e médias empresas brasileiras com produtos inovadores e sustentáveis, para participar do projeto ICV Global, parceria da APEX – Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos, com a FGV/SP – Fundação Getúlio Vargas. Após um ano de capacitação, em maio de 2015, 5 destas empresas foram convidadas a participar de uma missão de prospeção de mercado para a região da California, com o objetivo de confirmar in loco que os consumidores deste exigente mercado, demandam por produtos inovadores e sustentáveis como os nossos.
A agenda teve início em 27/05/2015 em São Francisco com uma reunião descontraída e enriquecedora conversa com o cônsul geral do Brasil na Califórnia sr. Eduardo Prisco Paraiso Ramos. Ele nos apresentou as características da população e das empresas da região do Vale do Silício, e o que faz da Califórnia a 7ª maior economia do mundo, seu PIB é maior que o do Brasil. Um dos motivos que explica isto, é porque lá estão as 9 marcas mais valiosas do mundo, dentre elas: Google, Apple, Facebook, Nike e Microsoft. Frisou a importância do networking para entrar no mercado americano e como os americanos da California dão valor ao fracasso, mesmo na contratação de um executivo, conta muitos pontos quem já foi à falência alguma vez, pois eles acreditam muito no aprendizado com os erros.
Na sequência conhecemos o trabalho da brasileira Margarise Correa, fundadora da empresa Bay Brazil que tem como missão aproximar o Vale do Silício de empresas brasileiras. Ainda no mesmo dia conhecemos a IDEO, a mais famosa empresa de design do planeta, onde fomos muito bem recebidos pelo também brasileiro Belmer que nos apresentou como é fundamental dar a devida importância ao design, seja qual produto for. Foi muito curioso acompanhar o dia a dia da agência e sua forma inovadora de trabalhar.
Depois ainda tivemos fôlego para conhecer a Impact Hub, uma empresa de coworking que abriga principalmente empresas com soluções sustentáveis, possuem filial no Brasil inclusive. Lá fomos recebidos pelo seu diretor Timothy Nichols, que reforçou pra gente a importância do networking e como as empresas incubadas no Impact Hub interagem muito entre si.
Em 28/05/2015 o dia também foi cheio mas o destaque foi a nossa visita à Universidade de Berkeley, onde fomos recebidos pelo professor Flávio Feferman, que nos apresentou como é importante o relacionamento da universidade com as empresas privadas da região e os programas de empreendedorismo em países emergentes, onde os alunos dão assistência a empresas que solicitam por auxílios específicos.
No dia 29/05/2015 fomos conhecer a SRI – Stanphord Research Institute, responsável por inúmeras invenções que mudaram o mundo, como o primeiro computador, o primeiro mouse, etc… A lição principal que recebemos é que a inovação é um processo e tem de ser cada vez mais rápido, um grande exemplo disto foi a comparação do telefone com o Facebook, enquanto o primeiro levou 89 anos para chegar na casa de 150 milhões de pessoas, o segundo levou somente 5 anos.
Foram dias de muito aprendizado e reflexões, voltamos com a certeza de que nosso recém nascido Kaynã Café será muito bem aceito pelos americanos da California, mas é preciso primeiro criar uma rede de relacionamentos forte e planejar muito bem cada passo.
Depois da região de São Fransciso seguimos para San Diego, onde fomos participar do evento Sustainable Brands, mas isto é assunto para o próximo post.